4 maneiras de aumentar as vendas

As vendas são, possivelmente, o processo mais importante dentro da sua empresa. O motivo é claro: é vendendo que você traz dinheiro para seu negócio, o capital que o fará investir, pagar seus fornecedores e ter lucros. Mas o que fazer quando as vendas estão estagnadas? Existe alguma iniciativa eficiente para alavancá-las?

Conheça a seguir 4 maneiras de aumentar as vendas na sua empresa:

Crie um programa de incentivos

Uma iniciativa que pode alavancar as vendas de sua empresa é a criação de um programa de incentivos para sua equipe de vendedores. Você pode premiar os funcionários que tiverem um desempenho acima da média com incentivos que estejam além da tradicional comissão.

A premiação pode ir de simples brindes mensais para os melhores vendedores até um bônus anual para os quem tiver desempenho excepcional.

Conheça seu cliente

Para saber como vender mais, você precisa conhecer melhor o seu cliente, saber o que ele valoriza, quando compra mais e o que o torna satisfeito. Assim, cabe definir a persona que seu produto quer atingir, ou seja, quem é e quais são os interesses desse consumidor.

Além disso, é importante realizar um bom processo de pós-venda, no qual você avalie como foi a experiência de compra do seu cliente e como ela pode ser melhorada para que ele volte a comprar da sua empresa.

Se possível, também realize pesquisas com potenciais clientes. Entenda porque eles ainda não compraram de sua empresa e o que precisa ser feito para mudar esse cenário.

Valorize a fidelidade

Todo empresário conhece a máxima que diz que “é mais barato manter um cliente do que atrair um novo”, mas são poucos os que realmente aplicam os ensinamentos dessa frase. Um cliente que comprou de você já conhece seu produto, seu atendimento e sabe exatamente o que esperar dos seus serviços. Por isso, existe uma possibilidade muito maior dele voltar a comprar novamente – desde que esteja satisfeito, claro – do que um novo cliente.

Por isso, é importante você criar maneiras de valorizar a fidelidade do seu cliente. As maneiras para fazer isso são várias e vão desde a criação de um programa de fidelidade mais bem elaborado até a concessão de simples descontos para quem comprar mais vezes da sua empresa. O importante é deixar claro para o cliente que a fidelidade dele por sua marca é reconhecida e será recompensada com vantagens.

Fique atento aos preços

A maneira mais óbvia de alavancar as suas vendas é reduzindo os seus preços, mas nem sempre a resposta para o aumento consistente das suas vendas está aí. Uma redução temporária dos preços pode ajudar a atrair mais clientes, mas a sua ideia deve ser sempre o aumento no longo prazo. Se você abaixar os preços por poucos meses e não conseguir mantê-los no mesmo patamar, pode ter clientes insatisfeitos.

O preço é fundamental, mas nem sempre é o fator mais importante para seu cliente. Como dissemos no tópico 2, é importante entender o que seu cliente mais valoriza. Existem casos que um aumento de preço, desde que acompanhado de uma melhoria na qualidade e atendimento, pode representar mais vendas. Tudo depende do perfil do seu cliente e do que ele deseja quando vai realizar uma compra.

Existem várias formas de aumentar as vendas de sua empresa, mas listamos quatro das mais importantes. A criação de um programa de incentivo de vendas pode ser a injeção de motivação que sua equipe precisa para vender mais, assim como um programa de fidelidades pode ser o caminho para encorajar o crescimento dos clientes fiéis. Você também precisa entender quem é seu cliente e realizar modificações de acordo com seu perfil. Por fim, a atenção nos preços que você pratica é fundamental. Somado a tudo isso, foque na boa gestão da sua empresa, somente assim você consegue focar seus esforços nos clientes para direcionar recursos para atendê-los bem.

 

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