Como controlar suas propostas comerciais com eficiência para fechar mais clientes

Propostas comerciais são documentos importantes que demonstram a um cliente (ou possível cliente) como será ofertado aquele serviço. Nelas estão inclusas informações como valores, cronograma, ações do cliente, ações da empresa, dentre outros itens. Portanto, nota-se que uma proposta comercial bem construída eleva as chances de se fechar um negócio.

Além de vender o produto ou ofertar um serviço, é fundamental que o profissional de vendas saiba se organizar e aproveitar da tecnologia para atender de forma mais eficiente. É importante que ele saiba como controlar o grande volume de informações que envolve cada proposta comercial. Mais do que organizados, esses dados precisam estar ao alcance para que o atendimento seja o mais efetivo possível.

Pensando nisso, listamos dicas para aumentar a eficiência do controle de suas propostas comerciais e, consequentemente, fechar mais clientes.

Utilize um CRM

Muitas vezes, dependendo do produto ou serviço, uma novo prospecção pode gerar uma grande quantidade de informações: nome, contatos, endereço, requisitos técnicos, alterações no pedido, dentre outros itens. Todos esses dados precisam estar organizados de modo que nada se perca no momento de montar a proposta comercial.

Assim, o primeiro passo para vender mais é tirar proveito de um bom serviço de relacionamento com o cliente, o CRM. Através dele será possível montar propostas comerciais que obedeçam características particulares de cada cliente, tornando o processo mais pessoal e personalizado.

Por outro lado, é fundamental que o vendedor mantenha o software atualizado após cada reunião ou cada troca de e-mail para que os dados sobre os clientes fiquem sempre atualizados.

Aproveite as tecnologias móveis

A mobilidade que smatphones e tablets fornecem aos vendedores é uma grande vantagem no momento de atender e adquirir mais clientes. Até poucos anos atrás era preciso que o vendedor estivesse em contato constante com a empresa para estar munido de todas as informações no momento de elaborar propostas comerciais. Agora, através da internet, mesmo durante uma viagem é possível que se construa boas propostas.

Essa utilidade é particularmente vantajosa para empresas que possuem um grande número de vendedores fora da empresa. Mantê-los conectados e com acesso à informação pode ser a diferença para fechar um novo negócio.

Automatize as propostas

Muitas vezes a proposta comercial será o primeiro contato de um possível novo cliente com a sua empresa. Assim, ter uma boa apresentação, mostrando um conteúdo consistente e claro, com um formato elegante e organizado pode ser um diferencial para o cliente.

Se é difícil para você ou para os funcionários responsáveis pelas vendas seguirem um padrão, a dica é aproveitar softwares que automatizam a construção de propostas. Através de poucos campos, a ferramenta gera a proposta de acordo com o perfil da sua empresa. Essa padronização demonstra seriedade e um cuidado maior com cada prospecção. Além disso, é uma indicação clara para o cliente do profissionalismo da sua empresa.

Mais do que uma venda, a proposta comercial representa a imagem da empresa: o que ela prega, o que faz e como faz. Contruí-la com base em boas informações e seguindo um padrão de qualidade pode aumentar o número de clientes fechados. Dessa forma, a proposta automatizada se torna um diferencial competitivo para a sua empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *