Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico (MDF-e)

O QUE É?

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pelo Ambiente Autorizador.

PARA QUE FOI FEITO?

O Manifesto de Documento Fiscal (MDF-e), foi criado para agilizar o cadastro em lote de documentos fiscais relacionados à carga que está em trânsito. Em resumo, mediante a assinatura digital, a certificação de que a carga em questão está juridicamente de acordo com a lei é válida em qualquer circunstância.

Ele existe apenas eletronicamente, e sua finalidade é agilizar a burocracia existente, identificar a unidade de carga utilizada e acelerar o cadastro de documentos fiscais em trânsito.

Ou seja, padronizar os processos e transações por meio de um documento eletrônico, moderno e automatizado.

O MDFe unifica todo o processo, automatiza a emissão, por ser totalmente digital e facilita a fiscalização do transporte.

COMO EMITIR?

De acordo com o Ajuste SINIEF nº 21/2010, o MDF-e deverá ser emitido:

  • Pelo contribuinte emitente de CT-e de que trata o Ajuste SINIEF 09/07 (instituiu o Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e);
  • Pelo contribuinte emitente de NF-e de que trata o Ajuste SINIEF 07/05 (instituiu a Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, modelo 55), no transporte de bens ou mercadorias realizado em veículos próprios ou arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas.

Após verificado se é necessário a emissão do MDF-e no seu caso, é necessário coletar todos os dados do transporte para sua emissão.

Tendo todos esses dados, você vai conseguir emitir um MDF-e com facilidade.

Além disso, é necessário ter o certificado digital de sua empresa, e a credenciada para emissão de notas. Após isso, deve buscar um software emissor de MDF-e para poder emitir esse documento corretamente.

Veja abaixo como é simples emitir um MDF-e pelo sistema de gestão NFSERVICE:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.