NF-e de Importação

O QUE É?

A Nota Fiscal de Importação é emitida para nacionalização do produto que você recebeu do exterior.


PARA QUE FOI FEITA?

Esse documento permite a entrada da mercadoria nacionalizada no estoque da empresa. Ele formaliza a importação e, portanto, deve ser emitida pelo importador. A nota de importação tem a função de “nacionalizar as mercadorias”, por isso deve ser emitida em português.  

Além disso, mesmo que a compra tenha ocorrido em outra moeda, como dólares ou euro, os valores devem ser convertidos com a cotação da data de desembaraço, que consta na Declaração de Importação, e são especificados em real.

COMO EMITIR?

Esse tipo de nota fiscal tem várias informações de tributos, devido a todos impostos cobrados em cima de importação. Quando é feita uma importação, você recebe a DI, que é um documento de Declaração de Importação. Com ela, você consegue colocar todas as informações de importação necessárias para essa nota.

Além disso, é necessário a consulta a um contador para saber qual CFOP e códigos de situação tributária usar nesse tipo de nota. A CFOP de importação começa com 3. Por exemplo, 3.102.

Após obter todos esses dados, você vai conseguir emitir uma nota de importação com facilidade.

Após comprado o certificado e credenciado sua empresa para emissão de notas, e verificado com o contador quais as informações de DI e situações tributárias, é necessário buscar um software emissor de NF-e.

Veja abaixo como é simples emitir uma NF-e de Importação pelo sistema de gestão NFSERVICE:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.