Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e)

O QUE É?

A sigla NFC-e significa Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica, é a substituta do cupom fiscal, que é emitido através de uma impressora fiscal (ECF) quando se faz uma compra no varejo.

A DANFE NFC-e é a versão simplificada em papel da nota, que vai junto às mercadorias vendidas ou serviços prestados. Nada mais é do que o seu espelho, com informações resumidas, e não a nota na íntegra.

PARA QUE FOI FEITA?

O intuito da NFC-e é informatizar a emissão do cupom fiscal efetuando a comunicação com a SEFAZ para cada venda. Portanto, registrando-as, para que elas possam ser consultadas posteriormente pelo cliente.

Ou seja, a cada venda é feita a validação pela SEFAZ antes. Isso possibilita a consulta da nota em tempo real, e com isso, o contribuinte também passa a ter a certeza de que seus impostos estão sendo corretamente destinados.

O consumidor, claro, também é diretamente beneficiado, uma vez que pode ser também fiscal, graças ao QR code no DANFE. Esse código permite acessar o site da SEFAZ e comparar os valores que constam na nota com os que a empresa repassa ao fisco.

Com esse novo procedimento o cupom fiscal será extinto, dando lugar ao novo documento chamado DANFE, que é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.

Com a NFC-e, é possível imprimir as notas ao consumidor em impressoras comuns, sem necessidade de autorização da Sefaz.

COMO EMITIR?

Para emitir uma NFC-e, é necessário que sua empresa esteja credenciada para esse tipo operação na SEFAZ. Abaixo, segue a lista de links para credenciar sua empresa, segundo seu estado:

Além disso, se sua empresa for do estado de São Paulo, você tem a opção de utilizar o SAT (Sistema de Autenticação e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico) no lugar da NFC-e.

O SAT documenta eletronicamente as operações comerciais dos contribuintes do varejo e substitui o ECF.  Esse equipamento gera e autentica os CF-e-SAT (Cupons Fiscais Eletrônicos) e os transmite à Sefaz.

Após feito o credenciamento de sua empresa para emissão de NFC-e, é necessário buscar um software que possua um emissor para esse tipo de operação.

Veja abaixo como é simples emitir uma NFC-e pelo sistema de gestão NFSERVICE:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.