Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

O QUE É?

A NF-e é um documento eletrônico feito para registrar movimentação de mercadorias, criada para substituir a tradicional nota de talão.

É um recibo obrigatório após qualquer transação de venda de produtos ou serviços. Esse documento registra eletronicamente as operações tributárias dos empreendimentos

Esse documento é um arquivo XML, que é descrita por um Documento Auxiliar da NF-e, a DANF-e. É necessário o armazenamento desses arquivos por cinco anos, por conta de fiscalizações.


PARA QUE FOI FEITA?

A Nota Fiscal Eletrônica é um projeto criado pelo governo, para melhorar a fiscalização e também para facilitar o manuseio por parte de empresas.

Ela é de grande importância por ser de onde parte a tributação de uma empresa, provando o pagamento dos tributos e os percentuais recolhidos pelo governo de forma correta, além da confiança entre fornecedores e clientes.

Esse documento registra eletronicamente as operações tributárias dos empreendimentos. A validade jurídica é assegurada pela assinatura digital da empresa emitente.

A NF-e também é um direito do consumidor na hora da compra, pois em caso de defeito na mercadoria, ele pode exigir a substituição do produto, devolução da quantia paga ou abatimento do preço, mediante apresentação da nota fiscal.


COMO EMITIR?

Antes de tudo, é necessário ter um certificado digital. Esse certificado é que vai assinar seus documentos eletrônicos, pois é a assinatura digital de sua empresa.

Após ter o certificado digital, é necessário credenciar sua empresa para emissão de nota fiscal eletrônica, na SEFAZ do seu estado.

Ou seja, é necessário a autorização prévia de uso pela administração tributária do estado responsável pelo recolhimento do tributo.

Se sua empresa é MEI, a obrigatoriedade fica apenas ao emitir notas de vendas e prestação de serviços para pessoas jurídicas.

Após comprado o certificado e credenciado sua empresa para emissão de notas, é necessário buscar um software emissor de NF-e.

Veja abaixo como é simples emitir uma NF-e pelo sistema de gestão NFSERVICE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.